Esquenta competição no mercado nacional de veículos sustentáveis

Crédito: Divulgação

Em meio ao programa de descontos em carros populares e à invasão das montadoras chinesas no país, montadora alemã anuncia investimento de 1 bilhão de euros no Brasil até 2026

Com o anúncio do aporte, feito nesta terça-feira (4), a VW quer crescer 40% no Brasil nos próximos três anos. Os planos incluem o lançamento de 15 carros híbridos e elétricos até 2025 – dois modelos totalmente elétricos entrarão no mercado nacional até dezembro. A expectativa de empresa é expandir seus negócios no segmento de mobilidade sustentável, que está em franco crescimento no Brasil e no mundo.

O anúncio vem em meio ao programa de descontos para carros populares anunciado pelo Governo Federal no final de maio.  Onze montadoras aderiram – a VW tem quatro modelos inscritos. No início de junho, foram liberados R$ 500 milhões em incentivos fiscais, montante que se esgotou em menos de um mês. Na última quinta-feira (29), a liberação de outros R$ 300 milhões provocaram filas nas concessionárias durante o final de semana.

Invasão chinesa
Além de brigar com montadoras tradicionais pelo mercado nacional de veículos híbridos e elétricos (leia-se Volvo, BMW e Toyota, para citar três), VW quer fazer frente às chinesas Great Wall Motors (GWM) e Build Your Dreams (BYD) que entraram com tudo no país.

Em maio, a SUV híbrida Haval, da GWM, encostou nas vendas da BWM e na Mitsubishi. A BYD, por sua vez, vai assumir a planta da Ford em Camaçari, na Bahia, e já vende cinco modelos (quatro elétricos e um híbrido plug-in) no Brasil – o sexto, o hatch elétrico Dolphin, foi lançado semana passada.