Padilha vê governo focado em 2023 e na economia

Alexandre Padilha || Crédito: José Cruz/ Agência Brasil

Ministro das Relações Institucionais disse que quem antecipa "calendário eleitoral" não vê "urgência da consolidação de um ambiente de recuperação econômica"

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, uma das figurinhas fáceis do governo federal nos portais de internet e nas emissoras all-news, disse nesta terça (4) que Lula não pensa nas eleições de 2026, ano em que pode tentar a reeleição, a despeito de suas falas de campanha em que projetou que “estaria muito velho”.

Em entrevista à CNN brazuca, Padilha disse que se “pode dar de barato” que Lula “não pensa em 2026” e que ele quer “terminar bem 2023” e manter os “avanços” deste primeiro semestre. “Recriamos todos os programas sociais que tínhamos compromisso de recriar”, elencou. E seguiu:

“Quem está antecipando qualquer calendário eleitoral para 2026 não está percebendo a importância não só da consolidação da frente ampla, da defesa da democracia, mas sobretudo da urgência da consolidação de um ambiente de recuperação econômica sustentável para o pais.”

“Nosso foco é 2023”.

Perguntado se a inelegibilidade de Jair Bolsonaro nos próximos anos facilitaria uma aproximação do governo com partidos que apoiaram o ex-presidente agora inelegível, ele elogiou parlamentares do PP e do Republicanos que votaram com a situação em demandas “decisivas”. E citou como essas demandas, entre outras, o Bolsa Família e as recriações dos programas Minha Casa, Minha Vida e Mais Médicos.