Janja batiza submarino em cerimônia com Lula, Macron e Cláudio Castro no Rio

Na última sexta-feira, uma cerimônia histórica marcou o batismo do submarino “Riachuelo” da Marinha do Brasil, nomeado pela primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja. O evento ocorreu no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de importantes figuras políticas nacionais e internacionais, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente francês Emmanuel Macron e o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

O submarino “Riachuelo” é parte de um programa estratégico para a defesa do Brasil, sendo o primeiro dos cinco submarinos convencionais da classe “Riachuelo” construídos a partir de um acordo de cooperação com a França. A presença do presidente francês na cerimônia ressalta a importância da parceria entre os dois países nesse projeto de alta tecnologia e defesa naval.

Durante a cerimônia, Janja, que é madrinha do submarino, quebrou uma garrafa de champanhe no casco da embarcação, seguindo a tradição naval de batismo de navios. Sua participação no evento simboliza não apenas o papel das mulheres na sociedade moderna, mas também sua ligação pessoal com a Marinha e o orgulho nacional representado pela construção e operação dessas embarcações de alta complexidade.

A presença do presidente Lula no evento é significativa não apenas pelo seu legado político no Brasil, mas também pelo contexto histórico da retomada de investimentos em defesa e tecnologia durante seu governo. Lula destacou a importância estratégica desse projeto para a soberania nacional e ressaltou a capacidade técnica e industrial brasileira demonstrada na construção do submarino.

O presidente Macron, por sua vez, enfatizou a cooperação franco-brasileira como um exemplo de parceria bem-sucedida no desenvolvimento de tecnologias de defesa avançadas. A presença de líderes internacionais também demonstra o interesse e o reconhecimento global do Brasil como um país capaz de desenvolver e operar tecnologia naval de ponta.

Além dos líderes políticos, a cerimônia contou com a participação de autoridades militares e representantes da indústria de defesa, destacando a integração entre setores público e privado nesse projeto estratégico para o país. A construção e operação dos submarinos da classe “Riachuelo” representam não apenas avanços tecnológicos, mas também oportunidades de desenvolvimento econômico e industrial para o Brasil.

O governador Cláudio Castro ressaltou a importância do evento para o estado do Rio de Janeiro, onde está localizado o estaleiro responsável pela construção dos submarinos. A cerimônia não apenas celebrou a conclusão bem-sucedida do primeiro submarino, mas também evidenciou o potencial de geração de empregos e investimentos na região, fortalecendo a economia local e estimulando a capacitação profissional em setores de alta tecnologia.

A cerimônia de batismo do submarino “Riachuelo” representa um marco significativo não apenas para a Marinha do Brasil, mas também para a indústria de defesa nacional, a diplomacia internacional e o desenvolvimento tecnológico do país. A presença de líderes políticos, tanto nacionais quanto estrangeiros, destaca o reconhecimento e o prestígio desse projeto em âmbito global, consolidando parcerias estratégicas e promovendo a soberania e a segurança do Brasil no cenário internacional.

O evento também ressalta o papel fundamental das Forças Armadas na proteção dos interesses nacionais e na promoção da paz e estabilidade regional. Os submarinos da classe “Riachuelo” representam um salto qualitativo nas capacidades navais brasileiras, contribuindo para a proteção das águas territoriais e para a projeção de poder no contexto geopolítico sul-americano.

A participação da primeira-dama Janja como madrinha do submarino destaca não apenas a importância simbólica desse evento, mas também o reconhecimento do papel das mulheres no setor de defesa e tecnologia. Sua presença reafirma a diversidade e inclusão nos espaços de liderança e decisão, inspirando futuras gerações a buscar oportunidades em áreas tradicionalmente dominadas por homens.

Em um contexto de desafios globais e mudanças geopolíticas, a conclusão e operação dos submarinos da classe “Riachuelo” representam um investimento estratégico para a segurança e defesa do Brasil no século XXI. A cooperação internacional demonstrada nesse projeto reforça a importância do diálogo e da colaboração entre nações para enfrentar desafios comuns e promover o desenvolvimento tecnológico e econômico sustentável.

O batismo do submarino “Riachuelo” é um marco não apenas para a Marinha brasileira, mas também para a indústria de defesa nacional, destacando a capacidade do país de desenvolver e operar tecnologia de ponta em cooperação com parceiros estratégicos. O evento celebra não apenas a entrega de uma embarcação, mas também o início de uma nova era de capacidades navais e estratégicas para o Brasil, fortalecendo sua posição como ator relevante no cenário internacional.