O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), continua no “spotlight”. Nesta segunda (5), ele pagou uma visita a Lula, com quem finalmente conversou tête-à-tête sobre a tão discutida articulação política do governo.
Lira, que vem explicitamente dizendo ao governo federal que o “Congresso conquistou protagonismo”, reforçou o recado e deixou claro a Lula, conforme disse depois em entrevista à CNN brazuca, que o perfil parlamentar é bastante distinto daquele talvez um dia sonhado por Lula.
“O Congresso não é um Congresso que foi eleito progressista de esquerda. É um Congresso reformador, liberal, conversador, que tem posicionamentos próprios”, disse o deputado.
Lira ainda fez questão de dizer que as redes sociais mudaram o perfil — e talvez até mesmo o compromisso — do parlamentar com seus eleitores.
“Nós sabemos que a dinâmica hoje é outra. Através das redes sociais, os parlamentares sofrem influência direta dos seus eleitores. A realidade fática de um Congresso de hoje não é igual ao de um Congresso de 20 anos atrás.”
Por fim, o “semipresidente” mostrou-se esperançoso com o devir.
“Eu penso que dentre todas essas articulações o governo vai, a partir de hoje, com a participação do presidente Lula, ter uma participação mais efetiva na construção dessa base mais sólida”, disse.