A Academia Sueca anunciou nesta quinta-feira (5) que Jon Fosse, escritor e dramaturgo norueguês, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2023. Segundo a Academia, o prêmio foi concedido “por suas peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”.
Com o anúncio, Fosse declarou estar “impressionado e um pouco assustado”, em um comunicado. “Vejo isto como um prêmio à literatura que, acima de tudo, pretende ser literatura, sem outras considerações.” Nascido em 1959, “Jon Fosse é hoje um dos dramaturgos mais atuados no mundo e tem se tornado cada vez mais reconhecido por sua prosa.
Ver essa foto no Instagram
A condição humana é o tema central da obra de Fosse, independentemente do gênero.” Em setembro, a Companhia das Letras publicou “É a Ales”, que apresenta uma reflexão de amor e a perda a partir das memórias de Signe, uma mulher que espera seu marido, desaparecida depois de sair de barco em um fiorde. O autor, que escreve na menos comum das duas versões oficiais do norueguês, disse que considerava o prêmio um reconhecimento desse idioma e do movimento que o promove, e que, na última versão análise, ele desviou o prêmio ao próprio idioma.
Prêmio Nobel de Química 2023 para pesquisadores de pontos quânticos
Prêmio Nobel de Física 2023 vai para pesquisas revolucionárias em elétrons, átomos e moléculas
Katalin Karikó e Drew Weussnab ganham o Prêmio Nobel de Medicina 2023 por avanços nas vacinas COVID