Prata inédita no Mundial de Ginástica Artística 2023 é conquistada pela equipe feminina do Brasil

Crédito: Reprodução/IG/Ricardo Bufolin/CBG

A equipe feminina de ginástica do Brasil conquistou a medalha de prata no Mundial de 2023, sua primeira medalha por equipes na história

Na final por equipe do Mundial de Ginástica Artística 2023 nesta quarta-feira, 4 de outubro, o Brasil garantiu a segunda posição com ótimas atuações de Rebeca Andrade e Flávia Saraiva. Foi a primeira medalha do país na prova por equipes.

Antes do Mundial de Ginástica Artística 2023, o Brasil tinha 19 pódios na competição, todos em provas individuais. Entretanto, a história mudou a partir desta quarta-feira, 4 de outubro. O conjunto brasileiro conquistou a medalha de prata inédita na final feminina por equipes no torneio realizado em Antuérpia, Bélgica.

Com Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira, o Brasil garantiu 165.530 pontos nos quatro aparelhos. Os Estados Unidos, liderados por Simone Biles, confirmaram o favoritismo e conquistaram o ouro com 167. 729. Já a França ficou com a medalha de bronze com 164.064.

Na fase classificatória, a equipe brasileira terminou a quarta posição com 164.297 pontos, graças ao desempenho de solo e salto. Além da vaga à final, o país conquistou uma cota Olímpica por equipes em Paris 2024. Os conjuntos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e República Popular da China terminaram à frente do país na etapa anterior.

A medalha de prata da equipe feminina do Brasil também coroa a evolução da modalidade no país. O resultado supera a quarta posição da equipe feminina obtida no Mundial de 2022 e a quinta colocação do Mundial de 2007, com Daiane dos Santos e Daniele Hypólito na equipe.

Jade Barbosa confirmou às Olimpíadas.com que seu objetivo principal até Paris 2024 era justamente garantir um pódio por equipes. “A gente tem uma escola de ginástica atualmente. Fiquei muito feliz com o que a gente construiu e acho que uma medalha por equipes cairia muito para mostrar essa potência que é a modalidade hoje no país”.

Essa foi a última disputa coletiva do Mundial de Ginástica Artística 2023. Na terça-feira, 3 de outubro, aconteceu a final masculina por equipes. O Japão conquistou a medalha de ouro na prova após oito anos com 255.594 pontos – apenas 1.800 à frente da República Popular da China, segunda colocada. Os EUA terminaram com o bronze.