Jon Fosse recebe o Nobel de Literatura 2023

Crédito: Reprodução/IG/Nobel Prize

O escritor norueguês Jon Fosse recebe o Prêmio Nobel de Literatura 2023 por sua inovadora prosa e peças que exploram a condição humana

A Academia Sueca anunciou nesta quinta-feira (5) que Jon Fosse, escritor e dramaturgo norueguês, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2023. Segundo a Academia, o prêmio foi concedido “por suas peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”.

Com o anúncio, Fosse declarou estar “impressionado e um pouco assustado”, em um comunicado. “Vejo isto como um prêmio à literatura que, acima de tudo, pretende ser literatura, sem outras considerações.” Nascido em 1959, “Jon Fosse é hoje um dos dramaturgos mais atuados no mundo e tem se tornado cada vez mais reconhecido por sua prosa.

A condição humana é o tema central da obra de Fosse, independentemente do gênero.” Em setembro, a Companhia das Letras publicou “É a Ales”, que apresenta uma reflexão de amor e a perda a partir das memórias de Signe, uma mulher que espera seu marido, desaparecida depois de sair de barco em um fiorde. O autor, que escreve na menos comum das duas versões oficiais do norueguês, disse que considerava o prêmio um reconhecimento desse idioma e do movimento que o promove, e que, na última versão análise, ele desviou o prêmio ao próprio idioma.

Prêmio Nobel de Química 2023 para pesquisadores de pontos quânticos

Prêmio Nobel de Física 2023 Pesquisas revolucionárias em elétrons, átomos e moléculas

Katalin Karikó e Drew Weussnab ganham o Prêmio Nobel de Medicina 2023 por avanços nas vacinas COVID