Por Dado Abreu
Assim como na boa mesa, a harmonização no mundo empresarial é capaz de gerar negócios excepcionais. No primeiro semestre deste ano o Víssimo Group surgiu com o propósito de facilitar o acesso às experiências gastronômicas com soluções e produtos – incluindo muito vinho, claro – para tornar os momentos à mesa mais prazerosos. A holding nasceu após a aquisição de 100% das operações da Grand Cru pela Evino, casando dois dos maiores players do mercado de vinhos no Brasil, e uma estimativa de faturar R$ 800 milhões com 20 milhões de garrafas vendidas e o portfólio mais completo do país. Um blend encorpado com aroma de sucesso.
“O grupo foi criado com o foco em curadoria e desenvolvimento de mercado para aproximar pessoas, prazeres, histórias e relações. Nosso objetivo é ser o maior varejista de vinhos, alimentos e bebidas do Brasil. O superlativo do nome está relacionado exatamente a esse propósito”, afirma Alexandre Bratt, CEO do Víssimo Group, cuja expectativa é ampliar a base de clientes, atualmente com 1,5 milhão de pessoas, explorando as sinergias entre os dois negócios e acelerando a omnicanalidade com aumento da presença digital da Grand Cru, hoje a principal importadora e distribuidora de vinhos premium do Brasil, e levando a Evino, o maior e-commerce do setor na América Latina, ao mundo físico com a abertura de sua primeira loja ainda este ano em São Paulo e um plano de expansão desenhado no modelo de franquias.
“Uma das atrações do Víssimo Group é ser um grupo que nasceu com o DNA que mescla o digital e o físico: somos a única empresa verdadeiramente omnichannel do mercado de vinhos. Isso faz toda a diferença para um setor cada vez mais diversificado, que demanda as melhores experiências aos clientes onde quer que eles estejam. E a holding está alinhada com essas necessidades”, destaca o CEO.
Atuando nos canais B2B on-line e off-line, além do B2B on-trade e off-trade, o Víssimo recebeu recentemente o aporte de R$ 650 milhões aplicado pelo fundo Vinci Partners com o objetivo de sustentar o plano de crescimento. O grupo pretende investir em inovação e melhores experiências de consumo e atendimento aos clientes e tem como próximos passos a aquisição de outras empresas para complementar o negócio. “A expectativa é aumentar gradativamente o leque de marcas, sempre com foco em proporcionar uma experiência superlativa ao cliente”, revela Bratt.
O mercado de vinhos no Brasil vem crescendo acima da média internacional. De acordo com a consultoria Wine & Spirit Research (IWSR), o consumo brasileiro da bebida aumentou 28% em 2020, enquanto no mundo caiu 6,5%. Esse crescimento se deve a diversas mudanças estruturais no comportamento do consumidor, incluindo o uso cada vez maior dos canais digitais: hoje, mais de ¼ dos consumidores de vinhos no país adquirem a bebida por meio das lojas virtuais, isso representa um total de mais de 10 milhões de consumidores, o que faz do Brasil o terceiro maior mercado virtual de vinhos do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
“O mundo do vinho mudou e o cliente brasileiro também. Na pandemia tivemos mais de 3 milhões de novos bebedores. Estar em casa, desfrutando da gastronomia, mostrou-se um momento propício para beber vinho”, explica. “Mas é uma mudança cultural, e toda mudança cultural leva um tempo para acontecer.” Segundo Bratt, o custo do vinho fino no Brasil, tanto nacional quanto importado, por mais que tenha se tornado cada vez mais acessível, ainda é um impeditivo para saltos maiores. “Consumimos menos de 3 litros per capita. Se comparamos a qualquer país que tenha alguma cultura de vinho, estamos muito aquém.” Portugal (51,9 litros per capita ao ano), França (46,9 litros) e Itália (46 litros) lideram o ranking dos países que mais bebem no mundo.
NÚMEROS DA HOLDING
R$ 800 milhões é o faturamento esperado para este ano
600 funcionários no grupo
150 lojas físicas até o fim do ano
20 milhões de garrafas vendidas como meta anual
1.500 rótulos no portfólio
Dentre as primeiras ações do Víssimo Group para acelerar essa mudança está o incentivo na comercialização dos vinhos premium, que fez com que as vendas desses rótulos disparassem. Chamado de Grand Sélection, o projeto unificou em um canal modelos selecionados do portfólio da Grand Cru e rótulos importantes da Evino. O resultado foi um aumento de 434% das vendas dessa categoria em comparação ao mesmo período do ano passado. “Se trata de uma ação que só foi possível pelo tamanho e abrangência de portfólio e mercado que nós temos. Negociando as duas marcas de forma unificada no B2B, encontramos o ritmo ideal para aumentar os números de ambas, que seguem, dessa maneira, com suas atuações separadas e complementares, mantendo, cada uma, o DNA e a melhor entrega e experiência para cada público”, conclui Alexandre Bratt.
No portfólio o Víssimo Group acaba de anunciar parceria de exclusividade com a centenária vinícola Nieto Senetiner, de Mendoza, uma das mais tradicionais da Argentina e com grande aderência entre os consumidores brasileiros. A vinícola é dona de rótulos de entrada já consolidados entre o público nacional, como os vinhos Benjamin e Fran.