Revista Poder

Alexandre Bratt, CEO do Víssimo Group, revela os planos da maior varejista de vinhos do Brasil

Alexandre Bratt, CEO da Vissimo

Por Dado Abreu

Assim como na boa mesa, a harmonização no mundo empresarial é capaz de gerar negócios excepcionais. No primeiro semestre deste ano o Víssimo Group surgiu com o propósito de facilitar o acesso às experiências gastronômicas com soluções e produtos – incluindo muito vinho, claro – para tornar os momentos à mesa mais prazerosos. A holding nasceu após a aquisição de 100% das operações da Grand Cru pela Evino, casando dois dos maiores players do mercado de vinhos no Brasil, e uma estimativa de faturar R$ 800 milhões com 20 milhões de garrafas vendidas e o portfólio mais completo do país. Um blend encorpado com aroma de sucesso.

“O grupo foi criado com o foco em curadoria e desenvolvimento de mercado para aproximar pessoas, prazeres, histórias e relações. Nosso objetivo é ser o maior varejista de vinhos, alimentos e bebidas do Brasil. O superlativo do nome está relacionado exatamente a esse propósito”, afirma Alexandre Bratt, CEO do Víssimo Group, cuja expectativa é ampliar a base de clientes, atualmente com 1,5 milhão de pessoas, explorando as sinergias entre os dois negócios e acelerando a omnicanalidade com aumento da presença digital da Grand Cru, hoje a principal importadora e distribuidora de vinhos premium do Brasil, e levando a Evino, o maior e-commerce do setor na América Latina, ao mundo físico com a abertura de sua primeira loja ainda este ano em São Paulo e um plano de expansão desenhado no modelo de franquias.

“Uma das atrações do Víssimo Group é ser um grupo que nasceu com o DNA que mescla o digital e o físico: somos a única empresa verdadeiramente omnichannel do mercado de vinhos. Isso faz toda a diferença para um setor cada vez mais diversificado, que demanda as melhores experiências aos clientes onde quer que eles estejam. E a holding está alinhada com essas necessidades”, destaca o CEO.

Atuando nos canais B2B on-line e off-line, além do B2B on-trade e off-trade, o Víssimo recebeu recentemente o aporte de R$ 650 milhões aplicado pelo fundo Vinci Partners com o objetivo de sustentar o plano de crescimento. O grupo pretende investir em inovação e melhores experiências de consumo e atendimento aos clientes e tem como próximos passos a aquisição de outras empresas para complementar o negócio. “A expectativa é aumentar gradativamente o leque de marcas, sempre com foco em proporcionar uma experiência superlativa ao cliente”, revela Bratt.

O mercado de vinhos no Brasil vem crescendo acima da média internacional. De acordo com a consultoria Wine & Spirit Research (IWSR), o consumo brasileiro da bebida aumentou 28% em 2020, enquanto no mundo caiu 6,5%. Esse crescimento se deve a diversas mudanças estruturais no comportamento do consumidor, incluindo o uso cada vez maior dos canais digitais: hoje, mais de ¼ dos consumidores de vinhos no país adquirem a bebida por meio das lojas virtuais, isso representa um total de mais de 10 milhões de consumidores, o que faz do Brasil o terceiro maior mercado virtual de vinhos do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

“O mundo do vinho mudou e o cliente brasileiro também. Na pandemia tivemos mais de 3 milhões de novos bebedores. Estar em casa, desfrutando da gastronomia, mostrou-se um momento propício para beber vinho”, explica. “Mas é uma mudança cultural, e toda mudança cultural leva um tempo para acontecer.” Segundo Bratt, o custo do vinho fino no Brasil, tanto nacional quanto importado, por mais que tenha se tornado cada vez mais acessível, ainda é um impeditivo para saltos maiores. “Consumimos menos de 3 litros per capita. Se comparamos a qualquer país que tenha alguma cultura de vinho, estamos muito aquém.” Portugal (51,9 litros per capita ao ano), França (46,9 litros) e Itália (46 litros) lideram o ranking dos países que mais bebem no mundo.

NÚMEROS DA HOLDING
R$ 800
milhões é o faturamento esperado para este ano
600 funcionários no grupo
150 lojas físicas até o fim do ano
20 milhões de garrafas vendidas como meta anual
1.500 rótulos no portfólio

Dentre as primeiras ações do Víssimo Group para acelerar essa mudança está o incentivo na comercialização dos vinhos premium, que fez com que as vendas desses rótulos disparassem. Chamado de Grand Sélection, o projeto unificou em um canal modelos selecionados do portfólio da Grand Cru e rótulos importantes da Evino. O resultado foi um aumento de 434% das vendas dessa categoria em comparação ao mesmo período do ano passado. “Se trata de uma ação que só foi possível pelo tamanho e abrangência de portfólio e mercado que nós temos. Negociando as duas marcas de forma unificada no B2B, encontramos o ritmo ideal para aumentar os números de ambas, que seguem, dessa maneira, com suas atuações separadas e complementares, mantendo, cada uma, o DNA e a melhor entrega e experiência para cada público”, conclui Alexandre Bratt.

No portfólio o Víssimo Group acaba de anunciar parceria de exclusividade com a centenária vinícola Nieto Senetiner, de Mendoza, uma das mais tradicionais da Argentina e com grande aderência entre os consumidores brasileiros. A vinícola é dona de rótulos de entrada já consolidados entre o público nacional, como os vinhos Benjamin e Fran.

Sair da versão mobile