Raro político que fala abertamente sobre a sua homossexualidade, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), recebeu apoio de seguidores de sua conta no Twitter ao informar, nesta terça (11), que seu namorado, Thallis, havia testado positivo para Covid-19. Nesta quarta (12), o próprio Leite anunciou que também testou positivo para a doença.
Acabo de receber o resultado do teste: positivo para Covid-19. Já estou isolado e assim permanecerei nos próximos dias, seguindo todas as recomendações médicas. Estou bem, sem sintomas e seguirei trabalhando firme pelo RS por meio virtual! Obrigado a todos pelas mensagens!
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) January 12, 2022
A despeito de críticas e ironias de negacionistas que lembraram que ele tomou as duas doses de vacina, o saldo solidário ao governador parece ser positivo.
Leite fez uma coisa importante: tirou do armário um esqueleto delicado sobre sua sexualidade, antecipando-se a possíveis retaliações na seara política, e conseguiu criar uma onda de empatia nas redes sociais. “Foi muito legal ver como o governador conseguiu se sobressair, transformar uma questão ainda delicada em algo comum, simples, da forma como deve ser. Sexualidade deve ser respeitada”, disse a PODER Online a sexóloga Maria Inês Coelho, professora de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG).