O empresário Daniel Noboa, de 35 anos, venceu as eleições no Equador e será o presidente mais jovem da história do país. A corrida eleitoral foi marcada pela violência, incluindo o assassinato de um candidato antes do primeiro turno.
O Conselho Nacional Eleitoral confirmou a vitória de Noboa, com 52,3% dos votos, superando Luisa González, que conquistou 47,7%. O presidente é membro de uma família com um império empresarial, assumirá o cargo em dezembro, completando o mandato do presidente Guillermo Lasso, que convocou eleições antecipadas. Sua família é proprietária de uma empresa exportadora de bananas e tem um histórico de alegações de evasão fiscal e exploração laboral.
Daniel Noboa iniciou sua carreira política recentemente, sendo eleito deputado em 2021. Seu discurso pragmático o ajudou a se destacar na corrida presidencial. Ele enfrentará desafios significativos para implementar suas propostas, principalmente no que diz respeito à Assembleia Nacional, onde a Revolução Cidadã possui a maioria dos assentos. Suas propostas incluem a criação de empregos, combate à criminalidade e reformas no sistema carcerário.
Noboa espera estender seu mandato e buscar a reeleição em 2025, enquanto lida com desafios crescentes no Equador. O presidente Lula parabenizou o presidente eleito em suas redes oficiais.
Meus parabéns para @DanielNoboaOk pela vitória nas eleições presidenciais do Equador. Meus desejos de saúde e sucesso no seu futuro mandato. Expresso minha disposição de seguir trabalhando pelo bem-estar dos nossos povos, tradicionalmente amigos, de aprofundar as relações…
— Lula (@LulaOficial) October 16, 2023