MARIA BETHÂNIA CANTA NA POSSE DE PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Maria Bethânia no STF

Uma aura de celebração e cultura envolve o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, quando o ministro Luis Roberto Barroso toma posse como o novo presidente da mais alta corte do país. O destaque da cerimônia de posse é a presença da icônica cantora Maria Bethânia, que aceitou o convite do Ministro para se apresentar em um momento histórico para o STF.

A estrela da Música Popular Brasileira (MPB) não apenas aceitou o convite, mas também já está no prédio do STF desde cedo, preparando-se para sua performance emocionante. A cerimônia teve início às 16h, horário de Brasília, e conta com a presença de diversas autoridades e personalidades do mundo jurídico e político.

Após a solenidade de posse, os convidados serão brindados com um jantar em homenagem ao Ministro Barroso, cujos convites estavam à venda até o início da semana por R$ 600,00 e esgotaram rapidamente devido à grande demanda.

O Ministro Barroso foi eleito para o cargo de presidente do STF em agosto deste ano, com um mandato de dois anos. O vice-presidente do Tribunal é o Ministro Edson Fachin, tornando-se uma equipe jurídica de destaque para os desafios que se aproximam.

Natural de Vassouras, Rio de Janeiro, o novo presidente do STF, com 65 anos de idade, possui uma impressionante trajetória acadêmica. Ele é doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade. Além disso, possui mestrado pela Universidade de Yale, doutorado pela UERJ e pós-doutorado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Nomeado há uma década pela ex-presidente da República, Dilma Rousseff, em uma vaga pelo quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministro Barroso construiu uma carreira sólida como advogado, atuando em casos de grande relevância, como a liberação de células-tronco embrionárias, o reconhecimento da união homoafetiva e o direito da gestante de interromper a gravidez em casos de feto anencéfalo. Ele também foi Procurador do Estado do Rio de Janeiro, conquistando o primeiro lugar em seu concurso em 1985.