Stellantis anuncia investimento de R$ 2,5 bi e protagonismo do etanol

Stellantis – Porto Real/RJ || Créditos: Divulgação

Fábrica fluminense de Porto Real passará a fazer veículos híbridos; aposta no Brasil de conglomerado de marcas como Peugeot, Citroen, Fiat e Jeep é bicombustível com sistemas elétricos

A corporação de montadoras Stellantis (Peugeot, Citroen, Fiat, Jeep etc.) anunciou nesta sexta-feira (22) investimentos de 2,5 bi até 2025 na planta de Porto Real (RJ), uma das cinco unidades fabris do conglomerado na América do Sul,

Desenvolvimento de novos produtos, P&D e modernização das instalações, sistemas e equipamentos são o destino dos investimentos. Segundo informou a empresa, cerca de 15% desse montante será dedicado à plataforma CMP, que capacita tecnicamente o local para fabricação de modelos distintos de carros e ainda com motorização convencional, híbrida e elétrica. Assim, Porto Real se junta a outras plantas da Stellantis na fabricação de veículos híbridos.

Tal como outras montadoras há tempos instaladas no Brasil, a Stellantis trata o etanol como combustível estratégico na transição verde, talvez ainda mais do que a propulsão elétrica. Recentemente, a liderança da Anfavea, sindicato patronal dos fabricantes de veículos no Brasil, pediu o fim da isenção de importação de veículos elétricos, algo que vem beneficiando as montadoras chinesas, notadamente BYD e GWM, que vêm conquistando participação de mercado no Brasil.

“Queremos potencializar as virtudes do etanol, como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, combinando a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétricos”, disse Antonio Filosa, presidente-executivo da Stellantis para a América do Sul.