“Economist” vai ao Mato Grosso e vê “Texas” em vez do Brasil do clichê

Créditos: Prefeitura de Sinop (MT)

Semanário britânico apresenta a seus leitores um país muito distante da imagem “praia com coqueiros, samba e caipirinha”

O centenário semanário britânico The Economist esteve em Sinop, capital do agrobusiness do norte do Mato Grosso, para entender o fenômeno cultural e econômico que vem mudando o Brasil. “Em duas décadas, o centro de gravidade político-econômico começou a mudar das costas úmidas para os vastos e áridos vazios do interior. Sua trilha sonora é o sertanejo é a bebida preferida é a cerveja gelada [em contraposição à caipirinha, bebida supostamente preferida na costa]”, sola a reportagem, publicada na edição desta semana.

A revista apresenta dados do último censo do IBGE, divulgado em 2022, que mostram o crescimento populacional de diversas cidades do Centro-Oeste e a pujança econômica acima da média da região, aindaque o estado de São Paulo sozinho, como contrapõe a reportagem, produza um terço do PIB brasileiro.

Em Sinop, o crescimento populacional é colossal: 73% em 12 anos, para 200 mil pessoas, atraindo “não apenas mão de obra rural” como também trabalhadores da construção civil e outros setores.

“Agora a cidade de rotatórias e lojas de carros lembra mais as do sul profundo dos Estados Unidos do que as metrópoles costeiras brasileiras. Um posto de gasolina se chama Texas; um açougue, Super Beef.”