André Fufuca

André Fufuca || Crédito: Elaine Menke/Câmara do Deputados

Deputado maranhense finalmente nomeado para o Esplanada nesta quarta (6) tem “currículo Lattes” exposto na internet; voto contra Dilma e raça sobressaem

Ainda que seu nome tenha sido apontado como o de novo ministro de Lula 3 há semanas, o deputado federal André Fufuca (PP-MA) só foi ganhar mais celebridade agora. O ápice foi mesmo nesta quarta (6), em que foi finalmente confirmado novo ministro do Esporte na véspera de mais uma viagem de Lula, desta vez à Índia.

Por isso, a blogosfera foi atrás do, vamos dizer, currículo Lattes do deputado maranhense. E duas coisas chamaram bastante atenção dos internautas. A primeira, a justificativa de seu voto pelo impeachment de Dilma, em 2016, naquela seção em que os deputados federais fizeram verdadeiras “dedicatórias” ao dizer “sim”.

Lembremos Fufuca: “Em nome da unidade partidária, do Partido Progressista, das milhares de pessoas que foram enganadas pela refinaria premium; das milhares de pessoas que choraram as mortes de seus entes queridos na BR-075; em nome desse estado que carrego nas costas e no coração, olhando para você e para o meu querido Alto Alegre, diga para o povo maranhense e para povo do Brasil que voto sim a favor do impeachment”.

O “crescendo” ao final da frase, com ênfase em “voto sim”, dá uma ideia melhor da disposição do deputado à época.

Mas ter votado “sim” pelo impeachment de Dilma está muito longe de ser um impeditivo para frequentar o Esplanada em Lula 3 – Juscelino Filho, o ministro enroladíssimo das Comunicações, maranhense como Fufuca e que teve recursos financeiros bloqueados por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, em investigação sobre benefícios à cidade de Vitorino Freire, que era administrada por sua irmã, também votou contra Dilma.

Mas o melhor estava reservado para esta quarta (6), em que o ex-Twitter foi inundado com a imagem de um alvíssimo Fufuca e a informação de sua raça, conferida por autodeterminação: parda.