Zanin toma posse no STF em cerimônia prestigiada; ministro está “enturmado”, como PODER apurou

André Mendonça, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes || Crédito: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Ladeado pelos ministros Gilmar Mendes e André Mendonça, ex-advogado de Lula assina posse; é primeira indicação do presidente da República em seu terceiro mandato

A posse de Cristiano Zanin no STF, que PODER cobre in loco nesta quinta (3) com a jornalista Karla Gamba está agitadíssima. O primeiro indicado por Lula ao Supremo neste seu terceiro mandato assumiu sua cadeira na curta solenidade que começou por volta das 16h. Ex-advogado de Lula, Zanin, de 47 anos, teve uma cerimônia de posse rápida e prestigiada. Além dos presidentes das demais casas, compareceram o ministro da Justiça, Flávio Dino, o ministro-chefe do TCU, Bruno Dantas, a primeira-dama, Janja, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, entre outros.

Zanin foi empossado às 16h27 ao fazer a assinatura solene. A seu lado estavam os ministros Gilmar Mendes, e André Mendonça. A presidente rotativa do STF, Rosa Weber, quebrou o protocolo e desejou “muita, muita felicidade” ao calouro, de quem elogiou a “cultura jurídica”.

A seguir, o novo ministro foi para o Salão Branco do STF receber os cumprimentos. A fila longuíssima tinha os dez novos colegas do Supremo e os chefes dos outros poderes à frente. PODER ouviu de assessores que Zanin já está “enturmado”. Ele manteve boa parte dos funcionários do gabinete que herdou, de Ricardo Lewandowski.

****************

Os comportamentos dos dois favoritos a novo PGR, o próprio Augusto Aras, atual PGR, e o subprocurador Paulo Gonet, foram bem diferente.s Aras, diferentemente de seu costume, cumprimentou Zanin e foi rapidamente embora. Gonet, ao contrário, socializou pelo salão. A PODER disse que havia prometido eu prometi para ele mesmo não comentar o assunto PGR “até que ele se encerre”.

Veja a curta cerimônia de posse de Zanin, abaixo: