Fungo resistente ao calor pode se tornar vilão de próxima epidemia global

Candida auris || Crédito: CDC/Divulgação

Candida auris começa a se adaptar em temperaturas mais altas, o que viabiliza contaminação humana; Estados Unidos vê crescimento de casos

Um fungo que vem preocupando autoridades sanitárias dos Estados Unidos começa a ser visto como vilão de uma potencial epidemia. O candida auris já apareceu em outros lugares do mundo, como Venezuela, Índia e África do Sul, como revela reportagem da edição gringa da Fast Company. Nos Estados Unidos, casos clínicos motivados pelo fungo tiveram aumento de cinco vezes entre 2019 e 2022.

No Brasil, apuração da PODER mostrou que a Anvisa recebeu notificação da presença do fungo num recém-nascido em São Paulo no começo de junho. Em outubro passado, a OMS já havia emitido comunicação alertando para o risco desses agentes. “Infecções por fungos estão crescendo, e eles são ainda mais resistentes a tratamentos, tornando-se uma preocupação de saúde pública mundial”, disse Hanan Balkhy, da entidade.

A doença tem grande letalidade, especialmente entre pessoas imunodeprimidas ou com comorbidades. O fungo tem resistência aos medicamentos normalmente utilizados para outras espécies de seu gênero, permanece viável no ambiente por semanas e, caso chegue à corrente sanguínea, pode levar à morte.

A Fast Company faz ilações entre os períodos de maior calor por que passam os Estados Unidos e a tolerância que o fungo viria encontrando, no ambiente, para sobreviver sob essas temperaturas ascendentes. Sabe-se que a temperatura do corpo humano é uma defesa muito eficaz contra a proliferação desse tipo de organismo no homem.