Quando se pensa no Maranhão, vem automaticamente à cabeça o lindo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o enorme conjunto de dunas que domina a costa leste do litoral do estado. Chegar agora à região vindo da capital, São Luís, está ainda mais fácil desde que foi concluído o asfaltamento do trecho entre a MA-402 e a cidade de Santo Amaro, ótimo ponto de acesso ao Parque.
Mas não é dos Lençóis que vai se falar aqui, e sim de uma atração bem menos conhecida, ao menos de quem não é do Maranhão, a Chapada das Mesas, também conhecida como “quarta” chapada, já que Chapada Diamantina e a dos Veadeiros e a dos Guimarães formam o “pódio” dessa atração tão brasileira.
A chapada maranhense fica no centro do estado, na região de Imperatriz, a grande cidade do interior. E tem nas cachoeiras Poço Azul e Encanto Azul, em Riachão, e o complexo de cachoeiras Pedra Caída, em Carolina, os grandes destaques. É difícil ranquear as atrações, mas a coloração azul-paraíso do Encanto Azul é realmente topzêra, como se dizia em 2022.
Em Imperatriz como em São Luís (com duas unidades, junto ao Farol de São Miguel e mais à frente, na Litorânea) um restaurante muito recomendável é o Cabana do Sol. Porções muito grandes e comida surpreendentemente confiável para pratos clássicos como camarão na moranga e carne de sol.
Ver essa foto no Instagram
E já que vai estar em São Luís o passeio no centro histórico, sempre dependente de recursos das três esferas do poder, é fundamental. A profusão de azulejos nas fachadas faz da cidade um cantinho lindamente português, apesar dos anos de domínio francês no Maranhão. Ali, o Flor de Vinagreira é o restaurante-escola do Senac são portos seguríssimos.
Ver essa foto no Instagram