Dia Mundial do Chocolate: conheça a história por trás da data

Chocolates || Crédito: Unsplash

Celebração anual põe em cena saga de um dos produtos mais apreciados e fetichizados do consumo ao longo dos tempos; data expõe eurocentrismo

O chocolate é um dos doces mais populares do mundo e possui um dia especial para celebrá-lo. Em 7 de julho comemora-se o Dia Internacional do Chocolate.

Essa data marca a chegada do chocolate à Europa no século 15, quando era conhecido apenas pelos povos maias e astecas. O produto, conhecido como “ouro negro”, se tornou símbolo de status para a aristocracia europeia e popularizou-se após a Revolução Industrial.

No Brasil, as sementes de cacau chegaram em 1746, presente para um fazendeiro baiano. O clima e solo favoráveis na Bahia impulsionaram o cultivo de cacau e o chocolate tornou-se queridinho dos brasileiros.

Em 2022, o volume produzido atingiu 760 mil toneladas, o que indica um crescimento de 8%, em comparação à produção registrada em 2021, que alcançou 701 mil toneladas. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a produção de chocolate no país tem assumido uma posição relevante na economia brasileira, com crescimento de 9,8% nos três primeiros meses de 2023 em comparação ao ano anterior.

Para te inspirar a celebrar essa data tão saborosa, separamos duas receitas cheias de chocolate. Aprenda o passo a passo de um delicioso brownie com Mocoquinha e chocolate quente amargo Lindor.

BROWNIE COM MOCOQUINHA

Brownie com mocoquinha || Crédito: Mococa

Ingredientes

200 ml de Mocoquinha
1 caixinha de Creme de Leite Mococa ou Mistura de Creme de Leite Mococa
300 g de Manteiga Mococa
180 g de açúcar
3 ovos
300 g de cacau em pó
180 g de farinha de trigo
30 g de fermento em pó
150 g de chocolate meio amargo
Modo de preparo

Em uma batedeira bata a manteiga com o açúcar até obter um creme homogêneo. Adicione os ovos, o cacau, a farinha de trigo, o fermento e o Mocoquinha. Bata até obter uma massa cremosa e coloque em uma forma de bolo inglês (não é necessário untar a forma). Leve para assar em forno preaquecido a 180 °C por 30 minutos, retire e deixe esfriar. No micro-ondas derreta o chocolate meio amargo junto com o creme de leite ou mistura de creme de leite, passe por cima do brownie e sirva.

 

CHOCOLATE QUENTE AMARGO LINDOR

Chocolate quente amargo Lindor || Crédito: Lindt

Ingredientes

750 ml de leite

350 ml de creme de leite duplo

2 – 3 colheres de açúcar mascavo macio

12 trufas LINDOR de chocolate amargo 60% picadas

1 colher de chá de extrato de baunilha

15g de açúcar de confeiteiro

Para decorar:

4 colheres de sopa cheias de mini marshmallows

Chocolate Lindt utilizado nesta receita: – Trufas LINDT LINDOR Dark 60% 200g

Aqueça o leite, o creme de leite duplo e o açúcar mascavo até ferver. Retire do fogo e adicione as trufas LINDOR picadas e o extrato de baunilha, mexendo até derreter. Em outra tigela, bata o creme de leite duplo com açúcar de confeiteiro até obter chantilly. Despeje o chocolate quente em canecas, cubra com o chantilly, polvilhe cacau em pó e mini marshmallows. Sirva imediatamente. Delicie-se com essa combinação cremosa e saborosa.

Dica dos Maître Chocolatiers:

Você pode trocar o cacau em pó por raspas de chocolate.