Desde o início desta semana, já era possível visualizar uma prévia do aplicativo na AppStore e na Google Play Store. Nesta quinta-feira (6), data oficial do lançamento, o Threads amealhou mais de trinta milhões de usuários. Quem avisou foi o próprio Mark Zuckerberg em postagem no microblog. Na publicação, ele disse estar se sentindo no início de algo muito especial, mas sabe que ainda há muito trabalho pela frente para aperfeiçoar a plataforma.
A Meta acertou em cheio ao atrelar o Threads ao Instagram, o que permitiu a conexão imediata com os mais de dois bilhões de usuários do aplicativo. Nas primeiras horas, Anitta, Shakira e o chef britânico Gordom Ramsey já fizeram seus posts. Empresas como Netflix, Netshoes e American Airlines também já deram as caras por lá.
A continuar nesse ritmo, a nova plataforma promete ser mais uma dor de cabeça para o Twitter, que vem sofrendo duras críticas desde que foi comprado por Elon Musk em outubro de 2022.
De lá para cá, o empresário não para de atirar no próprio pé. Demitiu milhares de funcionários assim que colocou os pés na empresa e instituiu o pagamento para o acesso a vários recursos do Twitter.
Semana passada, nova polêmica com o anúncio de que a rede passaria a limitar o número de mensagens que podem ser lidas diariamente por não assinantes. Menos de 24 horas depois, Musk voltou atrás e aumentou o limite de 600 para mil tuítes por dia. Quem é assinante, pode ler até dez mil posts diários.
Por enquanto, usuários da UE não terão acesso à novidade. A Meta aguarda determinações da Lei de Mercados Digitais do bloco europeu sobre como deverá ser feito o compartilhamentos de dados entre o Threads e o Instagram.