Miguel Gutierrez

Relatório produzido por advogados da Americanas aponta participação de ex-CEO da varejista nas fraudes contábeis do escândalo dos quase R$ 22 bi

O ex-presidente da Americanas tinha ciência das fraudes contábeis que eram feitas com sua anuência, afirma relatório apresentado na segunda (12) ao conselho diretor da empresa por uma comissão de assessores jurídicos independentes.

Um fato relevante foi produzido nesta terça (13) dando conta do trabalho, o que teve impacto positivo nas ações da varejista.

Os auditores estimam o valor total das fraudes em R$ 21,7 e dizem que o ex-presidente, que ficou nesse cargo por longas duas décadas, e a diretoria anterior esforçaram-se para “ocultar a real situação do resultado patrimonial”.

A trama se complica um pouco quando se sabe, como informou o “Pipeline”, do diário Valor Econômico, que o relatório foi produzido não pela comissão independente formada para deslindar o escândalo, mas sim por advogados  com “acesso a um relatório preliminar do comitê e a dados não auditados”.

Segundo o “Pipeline”, Gutierrez não chegou a ser ouvido pela empresa, mesmo tendo se movimentado nesse sentido. Tem coisa aí.