O presidente rotativo do TSE, ministro do STF Alexandre de Moraes, precisou subir a voz para fazer frente à enxurrada de fake news e outros problemas que marcaram os últimos dias do processo eleitoral brasileiro de 2022.
Pelos vistos, ele não vai deixar de ditar o “papo reto” tão cedo.
Nesta quinta (3), em nova sessão do tribunal eleitoral, ele seguiu na toada, e chamou os manifestantes que permanecem a interromper o trânsito nas estradas em protesto contra a vitória de Lula de criminosos.
“Não há como se contestar um resultado democraticamente divulgado com movimentos ilícitos, com movimentos antidemocráticos, com movimentos criminosos que serão combatidos e os responsáveis responsabilizados sob a pena da lei. A democracia venceu novamente no Brasil”, falou.
“Xandão”, como Alexandre é chamado nas redes sociais por detratores e também por fãs, celebrou ainda a taxa oficial de abstenção das eleições, menor no segundo turno do que no primeiro, a despeito dos congestionamentos nas estradas provocados pelas operações de fiscalização pela Polícia Rodoviária Federal no domingo (2), dia do segundo turno.
Essas operações haviam sido proibidas pelo tribunal, e o ministro, na tarde da eleição, convocou o diretor da Polícia Rodoviária, Silvinei Vasques, para explicar por que elas foram mantidas.