Dentre a fauna de personagens criados pelo cartunista Angeli, a dupla Skrotinhos talvez não seja tão afamada quanto Meia Oito, Rê Bordosa ou Rhalah Rikota. Mas o modus operandi dos Skrotinhos, digamos assim, ficou famoso.
Era mais ou menos como segue: os moleques, só de curtição, xingavam alguém – de “idiota”, por exemplo; esse alguém devolvia com: “Idiota são vocês”; e, no ato final, os Skrotinhos mandavam: “Chamando a gente de idiota, idiota?”
O deputado federal André Janones (Avante-MG), mais recente amigo desde criancinha de Lula, tem cumprido na campanha do ex-presidente tarefa similar a dos Skrotinhos, pode-se dizer. Ele devolve, com sinal trocado, ataques e memes dos Bolsonaros a Lula.
A arma é poderosa. Esses memes ajudaram a fermentar o antipetismo fazer crescer a simpatia por Bolsonaro em 2018.
Aos numerosos vídeos de Bolsonaro no meio do povo ou em motociatas postados pelos filhos parlamentares 01 Bolsonaro e 03 Bolsonaro, Janones devolve com a mesma moeda. Nesta quinta (15), escreveu o seguinte: “Vem no meio do povo @LulaOficial! Porque (sic) você não vem no meio do povo testar sua popularidade hein? Fala aí pra nós, fala !!!!
Vem no meio do povo @LulaOficial ! Porque você não vem no meio do povo testar sua popularidade hein? Fala aí pra nós , fala !!!! 😡
🎥 @ricardostuckert pic.twitter.com/ZTh8ItQtIZ
— André Janones (@AndreJanonesAdv) September 16, 2022
Mas o lado bolsonarista é rápido. Nessa mesma postagem de Janones, um comentário com vídeo mostra o celular da pessoa que filma Lula sendo roubado.
"Vou sim, tô indo pra rua"
Ops, estão me imitando, levaram o celu da mulher. Nem vi"
🤡🤡🤡 https://t.co/ozm5Js4u6w pic.twitter.com/BOAjO01N9d— Raniére Machado 🇧🇷 (@machado2030) September 16, 2022