Armínio Fraga

Armínio Fraga || Crédito: World Economic Forum/Flickr/CC

Economista que apoia Marcelo Freixo ao governo do Rio coleciona dissabor com naufrágio de corretora dos sobrinhos em que era principal cliente

Uma leva de formuladores do Plano Real que depois ganharam fortunas razoáveis no mercado financeiro converteram-se, nos anos da pandemia, em economistas de sensibilidade social — de grande sensibilidade social, pode-se dizer, pois programas de renda mínima eram quase anátema para esses caras lá pelas décadas de 2000 e 2010.

Armínio Fraga, por exemplo, aparece agora a prestar apoio ao candidato a governador fluminense Marcelo Freixo — a quem ajudou, inclusive, com recursos para a campanha. Freixo sempre se destacou como crítico da desigualdade, e sua recente conversão centrista não empana sua atuação nesse campo.

Num vídeo em que Fraga expressa sua preferência política no Rio, o próprio candidato, deputado federal que migrou do Psol para o PSB, aparece. Freixo deixa que o “pitch” seja todo de Fraga emquanto se movimenta com uma linguagem corporal algo defensiva.

Com esse vídeo, Fraga certamemte se tornou alvo de disparos dos detratores habituais da esquerda. Um dissabor menor, seguramente, daquele enfrentado por seus dois sobrinhos, fundadores da TT Investimentos. A gestora perdeu cerca de 90% do valor dos ativos sob sua custódia, que estavam todos atrelados ao mercado acionário dos Estados Unidos.

Fraga é o principal cliente da corretora. Nesta sexta (9), um de seus sobrinhos, Arthur Feraga Baer Bahia, desculpou-se com os demais clientes em e-mail e disse que sua carreira havia “acabado”.