Revista Poder

Armínio Fraga

Economista que apoia Marcelo Freixo ao governo do Rio coleciona dissabor com naufrágio de corretora dos sobrinhos em que era principal cliente

Armínio Fraga || Crédito: World Economic Forum/Flickr/CC

Uma leva de formuladores do Plano Real que depois ganharam fortunas razoáveis no mercado financeiro converteram-se, nos anos da pandemia, em economistas de sensibilidade social — de grande sensibilidade social, pode-se dizer, pois programas de renda mínima eram quase anátema para esses caras lá pelas décadas de 2000 e 2010.

Armínio Fraga, por exemplo, aparece agora a prestar apoio ao candidato a governador fluminense Marcelo Freixo — a quem ajudou, inclusive, com recursos para a campanha. Freixo sempre se destacou como crítico da desigualdade, e sua recente conversão centrista não empana sua atuação nesse campo.

Num vídeo em que Fraga expressa sua preferência política no Rio, o próprio candidato, deputado federal que migrou do Psol para o PSB, aparece. Freixo deixa que o “pitch” seja todo de Fraga emquanto se movimenta com uma linguagem corporal algo defensiva.

https://twitter.com/spfcperdeuhoje/status/1568338111175745538?s=46&t=6rZ0ywLqLs2IZuebgJpT9Q

Com esse vídeo, Fraga certamemte se tornou alvo de disparos dos detratores habituais da esquerda. Um dissabor menor, seguramente, daquele enfrentado por seus dois sobrinhos, fundadores da TT Investimentos. A gestora perdeu cerca de 90% do valor dos ativos sob sua custódia, que estavam todos atrelados ao mercado acionário dos Estados Unidos.

Fraga é o principal cliente da corretora. Nesta sexta (9), um de seus sobrinhos, Arthur Feraga Baer Bahia, desculpou-se com os demais clientes em e-mail e disse que sua carreira havia “acabado”.

Sair da versão mobile