Discriminação do regime de castas indiano vira motor de processo nos EUA

Créditos: Flickr/CC/Diesmer Ponstein

Engenheiro da Cisco acusa chefes de casta superior de bloquear carreira; Apple modificou política interna para explicitar proibição de discriminação baseada no sistema

O infame e secular regime de castas indiano, que condena aos trabalhos mais degradantes um mesmo grupo social, impossibilitando-o de ascender socialmente, chegou às barras dos tribunais estadunidenses. Uma autoridade regulatória da Califórnia processou a big tech Cisco Systems em nome de um engenheiro indiano que acusa dois chefes conterrâneos de casta superior de bloquear sua carreira.

A agência Reuters, que revelou a notícia, diz ainda que a Cisco nega ter cometido qualquer irregularidade, e que uma investigação interna não encontrou evidência de discriminação; além disso, refutou a acusação por não encontrar base jurídica, uma vez que não há “proteção de classe” ou alusão a regime de castas nas leis californianas.

O pedido da Cisco de levar o caso para uma câmara de arbitragem privada não foi deferido. O caso é o primeiro dos Estados Unidos a ter o regime de castas indiano como vetor.

A Apple, segue a Reuters, atualizou sua política de trabalho para deixar explícita a proibição de discriminação interna com base no regime de castas — além de raça, religião, gênero, idade e ancestralidade.