Roberto Jefferson

Roberto Jefferson || Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil

Ex-parlamentar que está em prisão domiciliar em razão da investigação dos atos contra a democracia é aclamado candidato presidencial pelo PTB, sigla da base bolsonarista

Diz muito sobre o PTB que o ex-deputado federal fluminense Roberto Jefferson seja uma das figuras mais celebradas do partido. A versão 2020 da sigla que no passado tinha o trabalhismo varguista como bandeira cultua figuras como ele, que está na linha de frente dos ataques ao STF (e a seu ministro Alexandre de Moraes) e não se vexa em postar imagens segurando armas de grosso calibre.

Por conta do inquérito dos atos contra a democracia, “Bob Jeff” está em prisão domiciliar, algo de que se livrou seu companheiro de partido Daniel Silveira (RJ), deputado federal que foi objeto de perdão constitucional do presidente Jair Bolsonaro e hoje, não obstante inelegível, considera-se candidato ao Senado pelo Rio.

Com tudo isso, não causa tanta surpresa que Jefferson tenha sido aclamado nesta segunda (1º) como candidato presidencial do PTB. Ele explicou que sua candidatura não se choca com a de Jair Bolsonaro, de quem se diz aliado.

“Nossa ação não se opõe a Bolsonaro. Confronta a abstenção, preenchendo alguns nichos de opção ao eleitorado direitista”, disse o líder petebista em vídeo divulgado pela sigla. “Preso fui, preso estou. Sou fã das ideias de Bolsonaro. Ele defende os mesmos valores e bandeiras do nosso PTB”, completou.