Temer “lamenta” perdido de Bolsonaro em presidente português

Temer, Bolsonaro, Marcelo Rebelo e Lula || Crédito: Ag-BR/Clauber Cleber Caetano/PR/Reprodução/Twitter/Ricardo Stuckert

Conselheiro oficioso de Bolsonaro, ex-presidente brasileiro se encontra com Rebelo de Sousa e vê oportunidade perdida para se discutir celebração dos 200 anos da independência

O presidente Michel Temer lamentou nesta segunda (4) a recusa do presidente Jair Bolsonaro em encontrar seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Sousa, que está no Brasil e na manhã desta segunda encontra-se justamente com Michel Temer, entrevistou-se no domingo com o ex-presidente Lula, motivo do cancelamento do convite do get-together entre os dois presidentes.

“Eu lamento. Eu acho que seria um grande momento até para praticamente dar início às comemorações da independência do Brasil. Uma boa conversa do presidente de Portugal com o presidente do Brasil seria extremamente útil. É uma pena que tenha acontecido este desencontro”, disse Temer, conforme registrou a imprensa portuguesa.

Temer disse ainda que não fala em nome de Bolsonaro ou do Brasil, e o presidente português, que é célebre por fazer “gags” e emitir frases de efeito, parece ter levado o desconvite na esportiva, sem recorrer à ironia e sem passar recibo em sua conta de Twitter onde assina @King_Marcelito.

Segundo o jornal português Expresso, Temer teria aconselhado Bolsonaro, caso fosse inquirido, a receber Sousa. Diria também ao presidente brasileiro que o “presidente de Portugal, além de ser uma figura finíssima, delicadíssima, [é] extremamente bem formado.”

A equipe de Lula publicou fotos do encontro do petista e Sousa, e disse que os políticos conversaram no domingo (3) por 1h30 sobre “a situação política na Europa, na América Latina e a guerra na Ucrânia.”