Compungido, Sachsida reclama que pecha de bolsonarista turva seu currículo

Adolfo Sachsida || Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministro das Minas e Energia lamenta que, por apoiar Bolsonaro, “sinta na pele” desdém por vida acadêmica e produção intelectual; PODER ONLINE dá uma força e cita seus livros

O ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, esta “chatiado”, assim mesmo, com “i”, na grafia vulgar da Internet. Em suas contas do Twitter e LinkedIn, o adepto da privatização para inglês ver da Petrobras reclamou que sobre ele cabe o “estigma” do bolsonarismo, para usar a expressão de um colunista do jornal conservador Gazeta do Povo.

“Para reflexão. Sinto isso na pele: como apoio o presidente @jairbolsonaro sou tratado assim a todo momento. Pouco importa que terminei meu doutorado aos 28 anos, que fui professor nos Estados Unidos, que escrevi livros. Tudo some sob o rótulo: bolsonarista”, escreveu.

Comovido com a tristeza genuína do ministro, esta PODER ONLINE decidiu mostrar os tais livros escritos pelo ministro. Quem sabe assim ele recupera um pouco da altivez necessária em tempos de crise global dos combustíveis e ainda fatura algum, que, afinal, nunca é demais.

(Vale a pena citar que 02 Bolsonaro, o vereador carioca Carlos, se solidarizou com o ministro, publicando uma espécie de desagravo à postagem de Sachsida).

Fatores determinantes da riqueza de uma nação foi escrito em colaboração com João Batista de Brito Machado. Na sinopse do próprio Sachsida em sua conta no LinkedIn, o “livro verifica os principais determinantes que explicam o crescimento e desenvolvimento econômico”. Curiosamente, ele exclui o colega Machado, coautor do livro, na menção no LinkedIn. Um exemplar novo, pela Amazon, é uma pechincha: R$ 30,42.

Considerações econômicas e morais sobre tributação “versa sobre diversos tópicos relacionados a tributação. São elencados argumentos contrários a CPMF e ao imposto sobre grandes fortunas. O livro faz ainda uma comparação internacional sobre a carga tributária em diversos países e sugere mudanças no sistema tributário brasileiro”, como define, mais generosamente, o autor. Aqui o desembolso exige mais reflexão:  R$ 99.

Foi difícil a esta PODER ONLINE encontrar sinopses e críticas fora do ambiente ultraliberal que parece ter facultado a edição dos livros do atual ministro. Eis a seguir uma resenha de Considerações, infelizmente sem autoria: “Sachsida jamais ignora as pessoas quando analisa decisões políticas que definem a economia do Brasil”.

E, talvez para tentar seduzir o autor a abraçar a ultraortodoxia (precisaria mesmo?), o resenhista finaliza:“Embora não seja um economista da Escola Austríaca, essa percepção o aproxima dessa escola.(…) É um livro com o tema certo no momento adequado.”