Mike Pence

Mike Pence || Crédito: Gage Skidmore/Flickr

Ex-vice presidente dos Estados Unidos que não se submeteu aos caprichos de Donald Trump e homologou vitória eleitoral de Joe Biden é centro de documentário “Unprecedent”, da Discovery

Ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence se tornou protagonista da História no dia em que a democracia do grande país do Ocidente esteve em perigo, o 6 de janeiro de 2021. Coube a ele naquele dia homologar a vitória eleitoral de Joe Biden sobre Donald Trump, de quem era o número 2.

Pence foi instado por Trump a não reconhecer a lisura da eleição e reverter a decisão dos “americanos”, como mesmo disse. Não faltaram de argumentos para persuadi-lo: além do telefonema de Trump, houve a invasão do Congresso por seguidores ensandecidos do republicano exatamente no dia da cerimônia de homologação.

A CNN gringa mostrou em seu site nesta quinta (23) sequência inédita de uma entrevista feita com Pence no dia 12 de janeiro de 2021. Nela, em tempo real, o ainda vice-presidente recebe uma mensagem vinda do Congresso exigindo que ele use a 25ª emenda da Constituição dos Estados Unidos para afastar Donald Trump de sua cadeira da presidência por incapacidade.

O termo de Trump estava a oito dias de acabar, e Pence já havia enfrentado os leões seis dias antes, então ele preferiu fazer a egípcia. Mas teve de usar sua experiência como ex-apresentador de rádio para não dar pinta ao documentarista Alex Holder de que havia sido chamado na chincha exatamente naquela hora.

A entrevista foi produzida por equipe da comissão especial da  Câmara Federal que analisou  os eventos de 6 de janeiro e integra o documentário Unprecedent, produzido pela Discovery e ainda inédito.