Google investe US$ 1 bi na Índia para derrubar barreira de preços de smartphones

Em comunicado, anunciou que vai apostar suas fichas na Bharti Airtel, segunda maior operadora indiana de telecomunicações

O Google está investindo até US$ 1 bilhão em uma grande empresa indiana de telecomunicações, em um movimento que espera reduzir o custo dos smartphones neste mercado gigante e em rápida expansão. Em comunicado, anunciou que vai investir US$ 700 milhões na Bharti Airtel, segunda maior operadora de telecomunicações da Índia, e adquirindo 1,28% na empresa. Outros US$ 300 milhões seriam usados ​​para possíveis acordos comerciais plurianuais.

De acordo com a Airtel, as duas empresas querem trabalhar com fabricantes de dispositivos para “derrubar as barreiras de preços”. Eles também esperam trabalhar juntos em serviços de 5G e nuvem no país. O acordo, que ainda está sujeito a aprovações regulatórias, marca a mais recente investida do Google em um mercado que se tornou crítico para as grandes empresas de tecnologia que buscam expandir sua presença global.

A Índia, segundo país mais populoso do mundo, tem 750 milhões de usuários de internet, com centenas de milhões ainda na mira para aderir ao universo online pela primeira vez. E, ao contrário de sua vizinha mais populosa, a China, tem recebido grandes investimentos da tecnologia americana: Facebook, Google, Amazon, Netflix e outros já investiram bilhões de dólares no crescimento de suas operações indianas.

Só o Google já investiu muito dinheiro na Índia, incluindo US$ 4,5 bilhões há dois anos na Jio Platforms, rival da Airtel que faz parte do império do bilionário Mukesh Ambani. Esse acordo foi divulgado como uma forma de as empresas desenvolverem um smartphone super barato para o mercado local. Eles lançaram seu primeiro celular 4G de baixo custo no final do ano passado.

Em um comunicado, Sundar Pichai, CEO da Alphabet e sua subsidiária Google, chamou o investimento da Airtel uma “continuação” de seus esforços para “aumentar o acesso a smartphones, aprimorar a conectividade para apoiar novos modelos de negócios e ajudar as empresas em sua transformação digital”.