China celebra Ano do Tigre e se prepara para se tornar maior potência mundial

Crédito: Pxhere

Previsão é que país asiático desbanque Estados Unidos como primeiro PIB mundial em 2030; entidade que governa 2022 para chineses é marcada por autoconfiança

O muito ativo embaixador da China no Brasil, Yang Yanming, foi ao Twitter nesta segunda (31) para celebrar o Tigre, a entidade animal que presidirá o ano de 2022, que começa nesta terça (1º) na China – o país segue o calendário lunar.

Autoconfiança é uma das características dos nascidos nos anos do Tigre (o anterior foi 2010). Embora o tigre seja velocíssimo, ele acaba por perder para o rato a “corrida celestial”, segundo o mito chinês, o que não faz, contudo, que aqueles nascidos nos seus anos percam suas características de coragem, entusiasmo, ambição, vigor e, novamente, autoconfiança.

A China deve se tornar a maior economia do mundo em poucos anos. Segundo a consultoria britânica CEBR, isso deve acontecer em 2030 – embora uma previsão anterior desse mesmo “watchdog” fixa-se a ultrapassagem em 2028. Este 2022 também celebra um número correlato, a superação pela primeira vez da grandeza de $100 trilhões do PIB mundial; em outros 13 anos, o valor deverá dobrar.