Executivos de companhias aéreas prognosticam “calamidade” com início de cobertura 5G

Créditos: Tomás Del Coro

Em carta, líderes de empresas como AA, Delta e United alertam para possível interferência da rede nos instrumentos dos aviões; cobertura estreia no país nesta quarta (19)

Celebrada como a abertura de uma nova fronteira no desenvolvimento econômico mundial, a tecnologia de transmissão de dados 5G está apavorando os executivos das grandes companhias aéreas estadounidenses.

O início do funcionamento da banda “C” dessa tecnologia nos Estados Unidos, marcado para esta quarta (19), pode significar interferência nos instrumentos dos aviões, obrigando-os a ficar no chão, alerta em carta CEOs de dez grandes empresas, como AA, Delta e United.

“Uma intervenção imediata é necessária para evitar disrupção significativa da operação para passageiros, clientes de cargas, cadeias de produção e entregas de insumos médicos”, escreveram os executivos, chamando a próxima quarta-feira de “calamidade”, caso nada seja feito.

Os executivos querem que a rede 5G, que será de responsabilidade das empresas Verizon e AT&T, não funcione até 3,2 quilômetros das pistas de alguns aeroportos discriminados pela agência aérea dos Estados Unidos.