Por US$ 68,7 bi, Microsoft compra gigante dos games imersa em crise de reputação

Créditos: Divulgação/Microsoft

Aquisição da Activision Blizzard, das franquias “Call of Duty” e “Candy Crush”, empresa cujo CEO vive acusações de assédio sexual, é resposta ao metaverso, segundo Satya Nadella

Justamente quando vivia uma crise de reputação sem precedentes, com investigações em órgãos econômicos e acusações de assédio sexual contra seu CEO, Bobby Kotick, a Activision Blizzard foi comprada pela Microsoft, conforme anúncio feito nesta terça (18) pela Microsoft. Terceira maior desenvolvedora de jogos do mundo em faturamento (depois da Tencent e da Sony, segundo dados da própria Blizzard), a empresa possui as franquias multimilionárias World of Warcraft, Call of Duty e Candy Crush. A ação da Blizzard foi precificada a US$ 95, fazendo a operação bater nos US$ 68,7 bi.

A Microsoft desenvolve os consoles XBox, e os quase US$ 70 bi investidos na aquisição fazem desta a maior compra da história da empresa cofundada por Bill Gates. O CEO e chairman da Microsoft, Satya Nadella, deixou claro que o investimento é uma resposta ao desenvolvimento, pela Meta (ex-Facebook) do ambiente do metaverso.

“Game é a mais dinâmica e excitante categoria do entretenimento nas plataformas de hoje e irá desempenhar papel chave no desenvolvimento do metaverso”, disse Nadella. “Investimos profundamente em conteúdo de qualidade, comunidade e no cloud para abrir uma nova era da indústria que coloque jogadores e desenvolvedores na frente e torne os jogos seguros, inclusivos e acessíveis para todos.”

Kotick, segundo o comunicado oficial da Microsoft, manterá suas funções de CEO.

As ações da Blizzard subiram 40% após o anúncio, ao passo que as da Microsoft deslizaram 1%.