Antony Blinken

Antony Blinken || Crédito: State Department /Ron Przysucha

Com a macaca, secretário de Estado norte-americano manda duros recados a Xi Jinping e Vladimir Putin, em tentativa de conter expansionismo latente desses líderes

O secretário de Estado norte-americano Antony Blinken estava com a macaca nesta sexta (3). Em evento produzido pela agência Reuters, ele largou não apenas uma, mas duas declarações bombásticas que fizeram a alegria dos jornalistas da agência e certamente levaram preocupações às pessoas, digamos, sensatas.

Num primeiro momento, abordou o desejo da China de Xi Jinping passar na mão grande a insurgente Taiwan, que não é reconhecida pelos vizinhos como nação independente. Blinken disse que qualquer movimento de Xi nessa direção seria uma decisão “potencialmente desastrosa”.

Depois, o norte-americano se voltou contra a Rússia e seu autocrata há duas décadas no poder, Vladimir Putin, que está para se reunir novamente com Joe Biden. O secretário deixou claro que os Estados Unidos se posicionarão resolutamente contra ações “agressivas ou temerárias” que possam ser feitas pela Rússia na fronteira com a Ucrânia, aduzindo que seu país irá atuar na “defesa territorial” da Ucrânia.

Waaal.