Andrzej Duda

Andrzej Duda || Crédito: Radosław Czarnecki

Presidente da Polônia faz discurso populista e cita “defesa da pátria” com conflito migratório escalando tremendamente na fronteira de Belarus

Discípulo de Steve Bannon e nessa condição um dos luminares da extrema-direita mundial, o presidente da Polônia, Andrzej Duda, ganhou um mote para seu discurso em celebração ao Dia da Independência de seu país nesta sexta (12).

“O tempo chegou para quem precisa defender sua pátria. Precisamos defender nossas fronteiras mais do que antes”, disse, em clara alusão ao conflito migratório que está se formando em ponto da fronteira com Belarus, onde cerca de 5 mil imigrantes oriundos principalmente da Síria, Iraque, Afeganistão e outros países do Oriente Médio tentam entrar na Polônia, país que já pertence à União Europeia.

A questão migratória escalou para um conflito geopolítico com Belarus e que também envolve Lituânia e Letônia, que tampouco  querem os imigrantes em seus países. Duda já tem nada menos do que 15 mil soldados na fronteira, reforçando a posição polonesa esta semana com um suplemento de outros 3 mil combatentes.

Belarus está longe de ser o mocinho dessa história, já que seu líder, o ditador Alexander Lukashenko, é useiro e vezeiro em usar a força para eliminar quem lhe faz oposição interna, como se viu nas eleições de agosto de 2020. Receber imigrantes ilegais foi a maneira que ele achou conveniente de responder às represálias feitas a ele pela União Europeia e pelos Estados Unidos.

A Polônia celebrou sua independência das então potências Prússia, Rússia e Áustria apenas em 1918.