A arte do lobby, por Fabinho Andrade

Fabinho Andrade com Rodrigo Pacheco e Gilberto Kassab || Crédito: Reprodução

VP de relações institucionais da Claro compartilha em suas redes cenas com presidentes do Legislativo, senadores e ministros; operadora participa do leilão do 5G, que começou hoje

Fabinho Andrade, vice-presidente de relações institucionais da operadora Claro, é alguém que, pode-se dizer, conhece seu métier.

Sua conta no Instagram é a prova. Diariamente publica fotos com autoridades diversas, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que é chamado por Fabinho de “eterno ministro das Comunicações”, posto que ocupou no governo Temer.

Na gestão de Rodrigo Maia à frente da Câmara dos Deputados, tinha lugar cativo na Residência Oficial da Casa, no Lago Sul, às sextas, quando então caminhava pelo jardim com o então presidente.

Rei morto, rei posto, e o lobista também compartilhou uma foto como que a ajeitar o terno do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Na legenda, a frase “alguns projetos de impacto setorial”.

Recentemente, esteve no aniversário do vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), quando foi chamado pelo anfitrião de “meu amigo querido”. O neobolsonarista Nelson Piquet, tricampeão mundial de F1, é outro com quem priva.

Fabinho também movimentou suas redes com fotos com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; com a ministra-chefe da secretaria de Governo, Flávia Arruda; e com os senadores Fernando Collor (Pros-AL) e Jaques Wagner (PT-BA).

Fabinho mora no Lago Sul, casadíssimo com a joalheira das estrelas Carla Amorim, responsável por peças que às vezes viajam para a Califórnia para desfilarem nos corpos de quem desfila pelo tapete vermelho do Oscar.

Ao falar da ascensão das empregadas domésticas e da Classe C em geral, o ministro da Economiazinha, Paulinho Guedes, salpicou uma de suas muitas frases demofóbicas – aquela famosa da “festa danada” na Disney. Com Fabinho, a “festa danada”, caso aplicável, tem razões fiduciárias bem fundamentadas. A Claro, como se sabe, participa do leilão das frequências de 5G, que começou nesta quinta-feira (4), em Brasília.

Assim como suas principais rivais, a Vivo/Telefónica e a TIM, a mexicana arrematou um lote da frequência da faixa de 3,5Hz, a mais disputada do certame.