Lula: “Bolsonaro não gosta de pobres, nem de indígenas, nem de mulheres, nem de LGBT”

Lula || Créditos: Reprodução/Tommaso Protti/Libération

Em entrevista ao jornal francês “Libération”, Lula volta a afastar possibilidade de autogolpe do presidente e ainda não assume com todas as letras candidatura

Na semana passada, Lula foi manchete do jornal italiano La Repubblica, conforme PODER Online mostrou na sexta (1º)

“Do Brasil à Itália, a esquerda precisa reencontrar sua coragem”, disse o ex-presidente, na frase que foi usada para chamar a entrevista.

Na noite desta quarta (6), foi a vez do francês Libération publicar uma entrevista com um “Lula em plena forma”, como escreveu o jornal.

“Estou certo que o povo brasileiro se encarregará de acabar com esta era de incertezas para restaurar a plenitude democrática”, disse o ex-presidente, cuja foto recebeu tratamento digno dos efeitos de chiaroscuro de uma tela de Caravaggio.

À correspondente Chantal Rayes, Lula disse: “Estou convencido da capacidade de nossas instituições. O Bolsonaro perderá e deixará o poder, como deve ser. Então, sem dúvida, ele terá que responder aos tribunais por seus atos arbitrários”, prognosticou.

Como na entrevista ao La Repubblica, Lula também respondeu a Chantal sobre a possibilidade de Jair Bolsonaro promover um autogolpe. “Bolsonaro não está em posição de desferir um golpe”, disse, aduzindo que o presidente “não é uma pessoa civilizada. Ele não gosta de pobres, nem de indígenas, nem de mulheres, nem de LGBT, nem de sindicatos, nem de democracia.”

E não, não foi desta vez que Lula disse com todas as letras o que todo mundo já sabe – que é candidato a presidente em 2022.  “O que posso dizer é que estou bem disposto. A probabilidade de eu ser candidato é, portanto, muito alta.”