Ao “La Repubblica”, Lula pede que esquerda “reencontre coragem”

Lula || Créditos: Reprodução

Em entrevista ao grande jornal italiano, ex-presidente rechaça golpe, lastima Bolsonaro e faz autopromoção; nesta sexta (1º), candidato do PT reencontra operários em Diadema

A estratégia do ex-presidente Lula de falar com a grande imprensa internacional e com algumas emissoras de rádio do país vem repercutindo. Nesta quinta (30) foi a vez do jornal italiano La Repubblica publicar entrevista com o capo de tutti i cappi do PT e candidato a presidente pela sigla em 2022.

“Do Brasil à Itália, a esquerda precisa reencontrar sua coragem”, é a frase de Lula que os italianos usaram para manchetear a entrevista. “In Brasile, puo accadere di tutto” (No Brasil, pode acontecer de tudo), começa o ex-presidente, para em seguida chamar de golpe o impeachment de Dilma e responder à pergunta do entrevistador dizendo que não vê risco de golpe no Brasil neste momento.

Comentando a bizarra participação de Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, no começo de setembro, Lula disse que o presidente “descreveu um Brasil que só existe na cabeça dele”. E fez autopropaganda. “Nossa economia crescia, o Brasil era respeitado, éramos protagonistas na questão ambiental.  Saímos com nossas cabeças erguidas.  Tudo isso foi cancelado pelo Bolsonaro.”

Lula esteve na manhã desta sexta (1º) no “chão de fábrica”, falando com trabalhadores da metalúrgica Delga, em Diadema. Lula fez um revival de seus tempos de presidente, citou José Alencar, que foi o vice-presidente em seus dois mandatos, lembrando que tanto ele, Lula, como Alencar não tinham diplomas universitários, mas que ambos foram responsáveis pelo maior investimento em universidades no Brasil. E partiu para o contraponto. “Lamentavelmente o povo elegeu a ignorância no lugar da inteligência.”