Ameaças a deputados se intensificam e mais uma parlamentar pede reforço pessoal

Erika Kokay e Alexandre Frota || Crédito: Câmara dos Deputados

Depois de Alexandre Frota, Bia Kicis, Joice Hasselmann, Fernanda Melchionna e Tabata Amaral, é a vez de Erika Kokay (PT-DF) reportar ameaças telefônicas e por e-mail e pedir mais segurança

A deputada Érika Kokay (PT-DF) protocolou, nesta quinta-feira (9), um boletim de ocorrência informando à Câmara que tem sofrido ameaças por telefone e e-mail e pediu reforço em sua segurança.

O boletim fica em poder do protocolo da Casa e é repassado para o presidente Arthur Lira (PP-AL), que define se a pessoa tem direito ao benefício, que é totalmente discricionário.

Também pediram reforço na segurança pessoal (e ainda não receberam), os deputados  Alexandre Frota (PSDB-SP), Bia Kicis (PSL-DF), Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Tabata Amaral (PDT-SP).

Um dos últimos integrantes que recebeu esse suporte foi Joice Hasselmann (PSL-SP), quando era líder do governo no Congresso Nacional. Diversas equipes foram trocadas desde então por divergências com a parlamentar.

Por iniciativa de Kokay, os deputados listados farão um encontro na próxima semana para ver a possibilidade de pedir coletivamente ao presidente Lira o direito de usar a polícia legislativa.

O problema é que o custo da segurança aumenta muito, já que os agentes ficam à disposição dos deputados e têm direito a viajar com eles semanalmente, por exemplo.