“Déspota esclarecido”, deputado-príncipe tem dificuldade de misturar sangue azul a populismo

Luiz Philippe de Orleans e Bragança || Crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Com corpo-a-corpo das eleições a se aproximar, Luiz Philippe de Orleans e Bragança tenta (ma non troppo) se livrar de tiques aristocráticos

O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), tratado na Câmara como “Príncipe”, por descender diretamente da família real brasileira, tem feito encontrinhos virtuais para se articular politicamente em busca de protagonismo.

Escorado na sombra do liberalismo, o príncipe conseguiu bons frutos. Mas não o suficiente para se notabilizar no Legislativo. Por isso, está em busca de novas bandeiras, especialmente às vésperas de uma eleição que pretende concorrer – talvez .

Mas Luiz Philippe tem muitos tiques de realeza, o que dificulta as coisas no corpo-a-corpo que tem de fazer. Para se ter uma ideia, ele colocou na porta do gabinete de Brasília a foto de uma ancestral coroada. É a princesa Isabel, responsável pela libertação dos escravos no país. E, não satisfeito, adora questionar os visitantes para saber quem conhece seu passado aristocrata.

O deputado também vacila quando diz que estudou na Europa e que foi criado para ser um “déspota esclarecido”, expressão já usada por ele talvez para dizer que tem pendores, digamos, iluministas.

E