Pelé e turma de craques unem forças em prol da luta contra a Covid-19

Pelé em ação // Reprodução

O ícone do futebol organiza leilão com itens cedidos por celebridades mundiais do esporte e do entretenimento, como Beckenbauer e Justin Timberlake

Uma camisa do Pelé autografada? Ou uma foto do New York Yankees assinada por Derek Jeter? Que tal a camisa do Milan que foi usada por David Beckham? Esses itens, além de outros de Cristiano Ronaldo e Mbappe estão entre os 229 que estarão à venda no próximo mês em um leilão organizado pelo maior craque brasileiro para a fundação que ele criou em 2018 para ajudar crianças carentes.

Ícone do futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento revela que o dinheiro arrecadado será usado na luta e na recuperação da pandemia COVID-19 no Brasil. Até agora 575 mil pessoas morreram no país, o segundo maior número de mortes depois dos Estados Unidos. “Pelé é uma lenda e outras estrelas do esporte se espelham nele”, diz Martin Nolan, diretor executivo da Julien’s Auctions, que está organizando o pregão. “Ele ficou em casa durante a pandemia e teve a ideia de fazer esse projeto.”

Pelé forneceu alguns de seus pertences, mas pediu a colaboração de amigos do mundo do esporte e do entretenimento. Ele doou camisetas e fotos históricas de sua atuação na seleção, no Santos e no Cosmos, tudo devidamente autografado. Também cederam suas memorabilias, Mario Zagallo, técnico do time vencedor da Copa do Mundo de 1970, Neymar, Roberto Baggio e Roger Milla.

Franz Beckenbauer, lenda do futebol alemão, assinou várias fotos de sua temporada no Cosmos e na seleção de seu país, mas a peça que deve alcançar o preço mais alto é um molde de bronze banhado a ouro do pé de Pelé feito pelo escultor Dante Mortet.

Fora do universo futebolístico, celebridades da música, cinema e outros esportes, como Justin Timberlake, Maria Sharapova, Mark Wahlberg e integrantes da NBA também fizeram questão de participar.  “Como é um leilão de caridade, as pessoas sempre aparecem, são extremamente generosas e pagam mais do que em um leilão normal porque sabem que é por uma boa causa”, comenta Nolan.

Este não é o primeiro leilão organizado por Pelé. Em 2016, ele colocou à venda mais de 1.600 itens de uma coleção que acumulou ao longo de seis décadas e arrecadou US $ 4,90 milhões. O pregão acontecerá no dia 22 de setembro no Mall Galleries, em Londres, e também estará aberto a licitantes online.