Poderes montam academias (de ginástica) para seus próprios servidores

Crédito: Sinpol/DF

Mudança no panorama fit de Brasília: funcionários principalmente do Judiciário agora malham em estruturas próprias, que custam zero para eles – graças a verbas públicas, ou seja, nosso dinheiro

A duração interminável da pandemia – no Brasil, ano e meio e contando – fez com que muita gente perdesse o prumo de sua vida fit. Por conta disso, em Brasília surgiu uma nova onda (ainda não epidêmica) de malhação na cidade. Quem a protagoniza é o funcionalismo público, que acessa lugares para poucos.

São as academias montadas em órgãos públicos, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), no palácio do Planalto e adjacências, como o Senado Federal.

Elas foram construídas sob o pretexto de funcionalidade: ajudariam os policiais que fazem a segurança dos prédios a se manter em forma. Mas como foram feitas com dinheiro público, os servidores vinculados podem usar (sem pagar matrícula ou mensalidade).

Por isso, o número de usuários aumentou.

E virou moda: tanto que o novo prédio da Justiça Eleitoral no Acre também tem sua academia – o que, por lá, gerou revolta entre os servidores de outros poderes.

Mas, em Brasília, a coisa pegou geral.