Parlamentares lotados no ministério viram figuras fortes do governo Bolsonaro

Fábio Faria, Flávia Arruda e Ciro Nogueira || Crédito: Alan Santos/PR/Luis Macedo/Câmara dos Deputados/Agência Senado

Deputados Fábio Faria e Flávia Arruda e senador Ciro Nogueira afinam trânsito do Executivo com Câmara e Senado e se tornam núcleo de poder

A lista de “todo mundo que vale a pena conhecer” aumentou. No governo federal, hoje, quem está com a bola toda são os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, e das Comunicações, Fábio Faria.

Eles têm ótimo relacionamento com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e têm feito a interlocução do governo dentro do parlamento, especialmente em momentos delicados.

Bolsonaro recentemente deu uma bronca em Ciro e Flávia, que não ajudaram o Planalto na votação do PEC do voto impresso, mas os dois e Faria agora são tratados como um termômetro do governo e responsáveis pelas entregas que o presidente quer no Congresso.

A divisão é meio assim: Flávia fala com os deputados e chega junto de Lira, quando necessário. Ciro vai nos senadores e consegue alcançar Rodrigo Pacheco (DEM-MG), mas também faz os esquemas para levar os pedidos do Senado ao presidente da Câmara.

Fábio Faria fala com parlamentares, com jornalistas, leva as ideias e fofocas para o governo e tenta “vender” a imagem que o presidente quer.

Uma coisa é certa: a tríade de parlamentares licenciados para despachar no ministério é hoje o núcleo mais forte dentro do governo. Uma mudança e tanto.