Kathy Hochul

Kathy Hochul || Crédito: Reprodução

Com renúncia de Andrew Cuomo, vice-governadora de Nova York assume comando do estado, tornando-se a primeira mulher a fazê-lo; experiência pública e conhecimento do território são saudados

Com a anunciada renúncia do governador Andrew Cuomo, investigado por múltiplas acusações de assédio sexual, chega ao poder sua vice, Kathy Hochul. Quando assumir, dentro de duas semanas, ela será a primeira mulher a comandar o estado de Nova York.

Aos 62 anos, Kathy vem de uma família de origem irlandesa, cristã. Ela nasceu em Hamburg, cidade próxima da capital do estado, Buffalo, e tem cinco irmãos.

Na terça (10), logo após o anúncio de renúncia de Cuomo, ela disse estar pronta. “Como alguém que serviu em todos os níveis de governo, e sendo a próxima na linha de sucessão, estou preparada para ser a 57ª governadora do estado de Nova York”.

No muito sucinto comunicado, ela não discorreu sobre sua biografia. Caso precisasse, poderia informar que conhece cada um dos 62 municípios do estado – ela os percorreu já como vice-governadora, e isso pode contar pontos caso decida concorrer a um novo termo, em 2022.

Ex-prefeito de Nova York, o bilionário Michael Bloomberg saudou a ascensão de Kathy: “Sua liderança pragmática vai ajudar a fazer as coisas acontecerem. Desejo a ela o melhor nesse momento crítico para a recuperação do nosso estado.”