Distritão ganha tração e adesão de siglas do Centrão

Efraim Filho e Renata Abreu || Crédito: Câmara dos Deputados

Reforma que deve ser apreciada no plenário da Câmara nesta quinta (12) estimula entrada de celebridades nas eleições; Efraim Filho (DEM-PB) vira fã entusiasmado da PEC relatada por Renata Abreu

Representante da ala mais conservadora dos democratas, Efraim Filho (DEM-PB) tem sido o grande defensor do chamado Distritão na Câmara Federal. Ele encabeça o grupinho formado por lideranças do PSL, PP, DEM e PL em favor da PEC relatada pela deputada Renata Abreu (Podemos-SP) que muda a legislação eleitoral eliminando o voto proporcional e incentivando as siglas a atraírem celebridades para as eleições.

Diante de um plenário lotado, nesta terça (10), Efraim fez campanha pelo Distritão, que deve ser analisado nesta quinta (12) pelos deputados. Fez uma ressalva, porém: quer, em conjunto com demais partidos, que exista um número-limite de candidatos para os cargos disputados.

O que se pretende fazer é organizar uma forma de centralizar os candidatos, impedindo um número exagerado deles. Por enquanto, a ideia é limitar a disputa a dois candidatos por vaga.

A conversa chegou até o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que, como tem feito em tantos casos, disse que não vai se envolver, mas também não vai atrapalhar.

Tudo caminha para que o projeto, ainda sem o apensado envolvendo a limitação de vagas, vá para o plenário nesta quinta (12).