Marco Aurélio Mello cumpre seu último dia no STF

Marco Aurélio Mello || Crédito: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Decano deixa o Supremo nesta segunda (12), dia em que completa 75 anos; destino não é revelado, mas entre a banca e academia, esta última parece levar a melhor

A movimentação no STF tem sido intensa. Desde a semana passada, há reuniões e festinhas de despedida para o ministro decano Marco Aurélio Mello, que cumpre o último dia de expediente na Corte nesta segunda (12), dia de seu aniversário de 75 anos.

Marco Aurélio teve um dos gabinete mais enxutos do Supremo, com cerca de 22 assessores. Ele evitava convocar os chamados juízes auxiliares — magistrados de carreira que são requisitados pela estrutura judiciária para ajudar os 11 do STF em suas decisões.

Ele sempre disse que preferia ser “um juiz à moda antiga” e estudar sozinho os processos, especialmente os mais difíceis.

Sem anunciar seus próximos passos, o ministro ainda precisa cumprir a quarentena de seis meses antes de entregar-se a um novo desafio. É comum integrantes do Supremo seguirem na banca ou na academia. Esta última parece ser a tendência do decano.

O período de descanso – devidamente remunerado, claro – costuma ser difícil para os ministros, acostumados ao poder. Mas eles têm tratamento diferenciado quando ingressam em escritórios, como advogados, por entender perfeitamente o funcionamento das esferas do Judiciário.

Nesta segunda, Marco Aurélio tem poucos compromissos e nenhum deles será tratado como agenda formal. Certamente, ainda vai se ouvir falar muito sobre ele no futuro.

PODER Online deseja, além de boa sorte, muita sabedoria ao decano.