Reforma administrativa para as calendas é argumento em favor de recesso

Crédito: Agência Brasil

Tradicional parada de meio ano havia subido no telhado, mas adiamento de projeto de reforma por conta de interesses corporativos faz recesso vir a calhar

Desde o ano passado, falava-se num “grande acordo” para derrubar o recesso parlamentar do meio de ano por causa da pandemia e de todas as urgências que o Congresso Nacional precisava resolver. Neste ano, a conversa surgiu novamente.

A turma do Centrão quer que o presidente Arthur Lira (PP-AL) segure por uns dias a folga dos deputados, que vão de 18 a 31 de julho (na prática, geralmente o período acaba se estendendo de 15 de julho a 5 de agosto) para tentar, olha ela aí, agilizar a reforma administrativa.

O problema é que o governo não tem o mínimo interesse em agilizar o processo, especialmente por causa das eleições. Muita gente da base depende dos servidores públicos para se eleger e até topa a mudança, mas não neste momento.

Os militares e as corporações policiais agradecem.

Um movimento imprevisível deixa a possibilidade de cortar o recesso ainda mais remota: o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), conseguiu as 171 assinaturas para propor a emenda “antiprivilégios”, para incluir juízes e integrantes do Ministério Público no texto.

Isso não significa muita coisa, já que a ideia precisa ser endossada pelo plenário e, lá, o esquema é outro. Tudo o que os reformistas precisam neste momento é tempo.

Mas Lira não tem sinalizado sua disposição em conceder esse benefício… Como se sabe, ele faz as coisas do jeito que quer. E, se estivesse disposto a andar com a reforma, já teria passado seu trator por cima.

*************

Enquanto isso, no Senado, os integrantes da CPI da Covid falam em atalhar o recesso para seguir com os trabalhos sem interrupção.