Al Gore despeja verdades inconvenientes sobre a Amazônia e o Brasil

Al Gore || Crédito: Reprodução/YouTube

Em evento do banco Santander e jornal "Valor Econômico", ex-vice presidente dos EUA vê perda de 17% do PIB do país até 2048 caso siga a desprezar aquecimento global

Em evento promovido pelo banco Santander e pelo jornal Valor Econômico, o ex-vice presidente norte-americano Al Gore apresentou dados inquietantes sobre o futuro econômico… brasileiro.

O autor de Uma verdade inconveniente – obra lançada há exatos 15 anosdisse que o Brasil pode perder 17% de seu PIB até 2048 caso prossiga em seu, digamos, laissez-faire ambiental. O político e ambientalista afirmou ter recolhido o dado em relatório da seguradora Swiss Re.

Conforme registrou o Valor, Al Gore viu um caminho possível para uma atuação consorciada entre Brasil e Estados Unidos com vistas à mitigação do aquecimento global.

“Acredito que os Estados Unidos e o Brasil têm a oportunidade de trabalhar juntos na questão climática e em outras inciativas ambientais. Especialmente porque o mundo começa a reabrir e tenta reconstruir a economia após a devastação da pandemia.”

Gore apresentou uma compilação de dados ambientais do Brasil de 2020 que devem ter incomodado os bolsonaristas. Como a taxa de desmatamento da Amazônia, “a maior em 12 anos”, e a perda de vegetação primária “maior do que qualquer outro país”.

O ano aziago para a Amazônia também teve, disse Gore, os maiores incêndios “em 10 anos”.