Depois de fazer seu rentrée na cena política com uma concorridíssima entrevista coletiva no ABC, Lula “ficha-limpa” viajou finalmente a Brasília.
Na capital, o ex-presidente tem encontros marcados nesta semana com o também ex-presidente José Sarney, com o deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ) e com lideranças do Senado.
Lula vai aproveitar seu giro por Brasília para testar seu magnetismo eleitoral e a ver a quantas andas sua força de atração gravitacional política. Seguem com ele o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad e o secretário nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto.
Sarney pode riscar mais um traço na parede. Na terça passada (27), ele recebeu em sua casa brasiliense o presidente Jair Bolsonaro, num esforço do atual mandatário conseguir alguma simpatia do MDB na CPI da Covid.
Esta é a primeira viagem oficial de Lula após ter as condenações canceladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e seu deslocamento já suscita novas discussões sobre a PEC da prisão após condenação em segunda instância.
Bia Kicis, titular da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), tem bastante interesse em ver essa pauta andar.